FANDOM


(Nova página: Denomina-se '''luz''' uma determinada freqüência do espectro eletromagnético definida como espectro visível. ''Luz visível'' é thumb [[Image...)
 
 
Linha 1: Linha 1:
 
Denomina-se '''luz''' uma determinada [[freqüência]] do [[espectro eletromagnético]] definida como [[espectro visível]].
 
Denomina-se '''luz''' uma determinada [[freqüência]] do [[espectro eletromagnético]] definida como [[espectro visível]].
   
''Luz visível'' é [[Imagem:Espectro.jpg|thumb]]
+
''Luz visível'' é o intervalo de freqüências do espectro eletromagnético, responsável pela visão humana. O olho humano, possui dois tipos de células fotosensíveis, os [[bastonetes]] e os [[cones]], estes últimos, responsáveis pela interpretação das diferentes freqüências como diferentes cores, logo o que interpretamos como violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, não passam de diferentes freqüências de uma [[onda]].
   
 
[[Imagem:Rainbow.jpg|thumb|Arco-íris, exemplo natural do espectro vísivel.]]
 
[[Imagem:Rainbow.jpg|thumb|Arco-íris, exemplo natural do espectro vísivel.]]
  +
  +
==A Luz e o Princípio da Dualidade==
  +
  +
Atualmente a estrutura da luz é motivo de debates devido à sua natureza excêntrica, podendo comportar-se tanto como uma onda como uma [[partícula]] dependendo da ocasião. A parte da física que estuda este fenômeno é a [[Mecânica Ondulatória]].
  +
  +
O debate acerca da natureza da luz recorre ao século XVII, onde [[Christiaan Huygens]] formulara sua teoria independente da luz em 1690, onde defendia sua estrutura ondulatória, em contrapartida [[Isaac Newton]] defendia a estrutura corpuscular da luz baseado em seus próprios estudos em [[Óptica]] e sua descoberta da dispersão da luz branca através de um prisma decompondo-se em diferentes cores.
  +
  +
Ainda que as duas teorias sejam completamente opostas, fora constatado cientificamente que ambas estão corretas. O [[efeito fotoelétrico]] prova a natureza corpuscular da luz ao passo que o [[Experimento da Dupla-Fenda|experimento da dupla-fenda]] demonstra exatamente o contrário, que a luz é capaz de sofrer interferência, provando sua natureza ondulatória. Por estes motivos, a luz é considerada atualmente como uma onda e uma partícula, manifestando-se hora como uma onda, ora como uma partícula dependend da casião
  +
  +
==Efeito Fotoelétrico==
  +
  +
  +
==Velocidade da Luz==

Edição atual tal como às 16h10min de 24 de dezembro de 2008

Denomina-se luz uma determinada freqüência do espectro eletromagnético definida como espectro visível.

Luz visível é o intervalo de freqüências do espectro eletromagnético, responsável pela visão humana. O olho humano, possui dois tipos de células fotosensíveis, os bastonetes e os cones, estes últimos, responsáveis pela interpretação das diferentes freqüências como diferentes cores, logo o que interpretamos como violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, não passam de diferentes freqüências de uma onda.

Rainbow

Arco-íris, exemplo natural do espectro vísivel.

A Luz e o Princípio da DualidadeEditar

Atualmente a estrutura da luz é motivo de debates devido à sua natureza excêntrica, podendo comportar-se tanto como uma onda como uma partícula dependendo da ocasião. A parte da física que estuda este fenômeno é a Mecânica Ondulatória.

O debate acerca da natureza da luz recorre ao século XVII, onde Christiaan Huygens formulara sua teoria independente da luz em 1690, onde defendia sua estrutura ondulatória, em contrapartida Isaac Newton defendia a estrutura corpuscular da luz baseado em seus próprios estudos em Óptica e sua descoberta da dispersão da luz branca através de um prisma decompondo-se em diferentes cores.

Ainda que as duas teorias sejam completamente opostas, fora constatado cientificamente que ambas estão corretas. O efeito fotoelétrico prova a natureza corpuscular da luz ao passo que o experimento da dupla-fenda demonstra exatamente o contrário, que a luz é capaz de sofrer interferência, provando sua natureza ondulatória. Por estes motivos, a luz é considerada atualmente como uma onda e uma partícula, manifestando-se hora como uma onda, ora como uma partícula dependend da casião

Efeito FotoelétricoEditar

Velocidade da LuzEditar

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.